Alimentos antioxidantes: o que são e sua importância para atletas

Você certamente já ouviu falar dos alimentos antioxidantes e do quanto eles são benéficos para o corpo humano. Mas sabe de fato como eles funcionam, quais as vantagens proporcionadas pelo consumo deles e como podem contribuir com os atletas? Saiba tudo isso agora!

Basicamente, os alimentos antioxidantes são aqueles que têm a capacidade de bloquear o efeito dos radicais livres. Mas, então, o que são radicais livres? São moléculas que o organismo sintetiza naturalmente durante alguns dos seus processos vitais, como a respiração e a produção de energia. Quando essas moléculas reagem com componentes do corpo, podem causar alguns danos para a saúde.

Entre os problemas causados pela concentração de radicais livres, estão o câncer, ganho de peso, envelhecimento precoce, depressão, fibromialgia, doenças de pele, mal de Alzheimer, Parkinson e vários outros. Por isso, os alimentos antioxidantes ajudam a prevenir todos esses males, sendo fundamentais na dieta de quem quer se manter saudável. Os principais antioxidantes são os seguintes:

• Zinco: encontrado em leite, ovos, carne e leguminosas;
• Selênio: presente em cereais integrais, manteiga, aveia, salmão, camarão e oleaginosas;
• Vitamina A: está em frutas e hortaliça amarelas e alaranjadas, gema de ovo, fígado e folhas verde-escuras;
• Flavonoides: contido no chá verde, salsa, nozes, brócolis e chocolate amargo;
• Licopeno: encontrado em alimentos vermelhos como o tomate, melancia e morango;
• Betacaroteno: tem no mamão, cenoura, abóbora, damasco, manga.

Uma boa parte dos antioxidantes não são produzidos naturalmente pelo nosso organismo, por isso, é necessário garanti-los por meio da alimentação. As pessoas que praticam atividades físicas com frequência, que são atletas, têm uma necessidade ainda maior de ingerir grandes quantidades de antioxidantes. Isso acontece porque esses atletas possuem uma capacidade respiratória maior, usando até 20 vezes mais oxigênio por minuto quando comparados a quem não se exercita.

Mas, o que isso significa na prática? Lembra que lá no início dissemos que os radicais livres são formados no processo de respiração? Quanto maior a quantidade de oxigênio inspirado, maior é a formação desses radicais livres, fazendo com que os atletas estejam mais sujeitos aos seus malefícios. Por isso, se você se exercita, não deixe de consumir muitos antioxidantes.

Alimentos Antioxidantes

       

Publicações Recentes

 
Resultados da 4ª Corrida da Independência – 9 Km
Segue abaixo o link para os resultados da 4ª Corrida da Independência – 9 Km: http://cronometragem086.com.br/index.php/resultados/30-4-corrida-da-independencia-9-km
Treino Land Hover
A Pro-Runner Assessoria Esportiva,  realizou nesse último final de semana,   um treino  diferente, em Parceria com a  Land Rover.  Foram mais de 40 participantes  com três  percursos diferentes. O treino foi acompanhado de fotos e vídeos ,  através do trabalho do Tibúcio, com seu drone. O treino tinha teste drive dos carros da Land
Alimentos antioxidantes: o que são e sua importância para atletas
Você certamente já ouviu falar dos alimentos antioxidantes e do quanto eles são benéficos para o corpo humano. Mas sabe de fato como eles funcionam, quais as vantagens proporcionadas pelo consumo deles e como podem contribuir com os atletas? Saiba tudo isso agora! Basicamente, os alimentos antioxidantes são aqueles que têm a capacidade de bloquear
Nunca Desista de Você
Em breve novidades. Aguarde!

Sobre Nós

 

Há mais de 6 anos assessorando atletas profissionais e amadores a Pro Runner Assessoria em Corrida é especializada em avaliação, prescrição e supervisão em treinamento de corrida de rua e triathlon.

Contato

 

ProRunner Assessoria

Telefones: (86) 9408-5443 | 3233-2296
Email: contato@prorunnerassessoria.com
Av. Presidente Kennedy, 501 - Sala 16
Extra Supermercado - 64052-345
Teresina - PI - Brasil